O QUE É?

O “Mural Digital do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina da Bahia” (NAPP-FMB-UFBA) tem como objetivo instituir um canal de comunicação entre os alunos da FMB e o NAPP, expondo temas relacionados ao autocuidado/saúde mental, e aproximando os alunos do trabalho realizado pelo Núcleo. Foi formulado em 2016, como espaço de socialização de informações devido à ausência de um mural nas instalações da FMB. Atualmente, funciona também como espaço de estímulo a práticas preventivas em saúde durante a formação médica.

Visando expandir sua atuação e facilitar o contato com a comunidade acadêmica, também foi criada uma página no Instagram, que permitiu um aumento significativo no engajamento com o público e um maior alcance das publicações. Com o advento da pandemia,  houve a necessidade da criação de uma iniciativa  de enfrentamento do distanciamento social. Isso deu origem ao projeto “A Arte Como Encontro”, que visa integrar os estudantes  às atividades do Mural Digital por meio de manifestações artísticas. Atua com o estímulo ao uso da arte como meio de elaboração do sofrimento e da integração virtual dos discentes. O projeto realiza também  rodas de conversa periódicas, em que se discutem temas relevantes à condição de estudante de medicina. 

Interessados em participar podem verificar na página "Contato" o método para envio de sugestões, tanto para temas das rodas de conversa quanto temas de publicações ou materiais para integrar a programação do ‘A Arte Como Encontro’. Esperamos que todos participem, contribuindo com textos, sugestões e aproveitem as informações veiculadas. Sejam todos bem-vindos ao Mural Digital!