Qualidade de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-bref
O objetivo do estudo é comparar a qualidade de vida de estudantes de Medicina do primeiro período
e do último período do curso. Foi realizado um estudo transversal com a aplicação do instrumento
da Organização Mundial da Saúde para avaliação da qualidade de vida no seu formato curto
(Whoqol-bref) em 370 estudantes de Medicina da cidade do Recife, Brasil – 229 do primeiro e 141 do
último período. Os resultados mostraram que os escores do domínio psicológico foram menores nos
alunos do último período do que nos do primeiro período (p < 0,005). Essa diferença se manteve após
a análise pelo modelo de covariância (Ancova). Em relação aos escores do domínio físico, relações sociais
e meio ambiente, não houve diferenças significativas entre os alunos do primeiro e do último período.
Quanto à autoavaliação da qualidade de vida, os alunos do primeiro período apresentaram
melhores resultados (3,87 vs. 3,39; p < 0,001). Quanto à satisfação com a própria saúde, não houve diferença
estatística; 3,94 vs. 3,62 (p = 0,099). Em conclusão, a qualidade de vida dos estudantes de Medicina,
quando avaliada pelo instrumento Whoqol-bref, sofre desgastes no domínio psicológico durante
o curso médico. Novos estudos são necessários para identificar os fatores que determinam essas alterações
na qualidade de vida dos estudantes de Medicina durante a graduação.